Novidades

Como evitar acidentes durante a reforma da sua casa

27/07/17

Você se preocupa com a segurança quando o assunto é reformar ou construir? As reformas podem esconder perigos que, somados ao costume de "improvisar", acabam provocando acidentes durante o trabalho.

Pode acontecer, principalmente, em casos de andaimes ou plataformas sem grade de segurança, uso incorreto de cinto de segurança (ou a falta dele), telhados frágeis ou escorregadios e outros. Porém, esses riscos podem ser evitados.

Para isso, é importante seguir as normas que garantem a integridade física dos profissionais. Temos como exemplo a Portaria Nº 3.214/78, do Ministério do Trabalho, que tratam sobre as regulamentações de segurança e saúde no trabalho.

Além disso, algumas dicas práticas podem tornar a reforma da sua casa ainda mais segura, tanto para você e sua família quanto para o profissional que será contratado. Confira:

Contratação de profissionais especializados

Arquitetos e engenheiros são os profissionais mais indicados. Assim, você vai ter uma equipe trabalhando dentro das normas de segurança e que vai deixar sua casa do jeito que você deseja.

Planejamento

Todas as obras precisam ser planejadas. A organização do trabalho ajuda a diminuir os riscos e você ainda pode evitar gastos desnecessários.

Uso correto de equipamentos

Algumas máquinas são essenciais para o trabalho em reformas e construções como andaimes, betoneiras, escadas extensivas e outras ferramentas que vão garantir segurança aos trabalhadores.

Estado de conservação dos equipamentos

Andaimes, escadas e outros equipamentos devem estar em ótimo estado de conservação. Isso vai garantir que não ocorra acidentes na obra.

Equipamentos de segurança

Os profissionais envolvidos na construção ou na reforma precisam ter equipamentos de segurança como capacetes, luvas, botas de borracha, óculos de proteção e outros itens necessários para realizar o trabalho.

Outra dica importante é escolher produtos de qualidade que facilitem a execução da reforma e contribuam para o resultado final que você deseja. Por isso, além de se preocupar com a segurança, a Potiguar mantém o foco na oferta do melhor e mais completo mix de produtos para obras, reformas e para o lar, sempre buscando inovação e um crescimento alicerçado na qualidade.

 

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Esse passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isso, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Hoje, não se pode pensar em uma empresa que não esteja preocupada com índices de acidentes. A segurança dentro do ambiente de trabalho é sinônimo de qualidade e de bem estar para os colaboradores. Financeiramente, também é vantajosa. Treinamentos e infraestrutura de segurança exigem investimentos, mas, por outro lado, evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

Todos os acidentes podem ser prevenidos se as providências forem adotadas de maneira compromissada, responsável e consciente. Aqui, na Potiguar, acreditamos que podemos fazer um ótimo trabalho na prevenção de acidentes por meio da educação e conscientização. "Ter um dia sem acidentes é um bom começo para evitar acidentes todos os dias".

(Com informações dos sites MultiEquip e Zap em Casa)

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não