Novidades

Descarga com duplo acionamento ajuda na economia de água

22/03/18

A água faz parte da nossa rotina. O consumo nos lares brasileiros está dividido entre algumas atividades básicas: limpeza (5%), cozinha (10%), lavagem de roupa (20%), descarga (30%) e higiene pessoal (35%).

Quase um terço da água consumida em casa vai para a descarga, por isso é preciso estar atento ao bom funcionamento do sistema, especialmente em tempos de consumo controlado.

Visando maior economia, os mecanismos tradicionais para caixa acoplada (sistema de funcionamento que vai dentro da caixa cerâmica de descarga) passaram por uma evolução que levou ao surgimento dos sistemas de acionamento duplo.

Os chamados mecanismos duplos são um sistema fracionado, que oferece ao usuário a possibilidade de dar uma descarga parcial de 3 litros (ideal para limpar o vaso de resíduos líquidos), ou uma descarga total, de 6 litros (ideal para resíduos sólidos).

Utilizando os sistemas duplos, evita-se o consumo do volume máximo da caixa, o que proporciona economia média de 35% da água utilizada nas descargas. Essa ação pode levar à redução de 10% a 15% na conta de água da residência.

Para ter uma ideia, o consumo médio de uma casa com quatro pessoas é de 20 m³/mês de água, o equivalente a 20 caixas d’água de 1.000 litros. Ao trocar o mecanismo de descarga tradicional pelo de duplo acionamento, você economiza 2 caixas d’água por mês (2.000 litros). Uma redução muito significativa no consumo de água e na conta do mês.

OUTRAS DICAS

– Não use o vaso sanitário como lixo. Essa prática aumenta o gasto de água, gera risco sério de entupimento e polui os rios.

– Observe se há água correndo dentro do vaso sanitário. Caso não esteja visível, experimente jogar um pouco de pó (farinha de trigo, café em pó, etc.) nas laterais internas do vaso e no fundo. Se as partículas forem levadas é sinal de que existe vazamento.

– Mantenha seu sistema de descarga sempre regulado, esta é a melhor forma de evitar vazamento e desperdício.

Regra geral, se você observar que a conta de água aumentou muito, mesmo sem alteração nos hábitos de consumo, pode ser um sinal de que a rede interna está com vazamento. Canos quebrados, torneiras com rosca desgastada, vazamentos, entre outras situações. Procure um profissional o mais rápido possível para identificar o problema. O meio ambiente agradece!

(Fonte: Blog Astra)

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não