Novidades

Potiguar começa palestras sobre câncer de próstata

17/11/15

Teve início nesta terça-feira, dia 17 a primeira palestra sobre câncer de próstata nas lojas do Grupo Potiguar. A atividade faz parte da campanha Novembro Azul que tem como objetivo principal despertar nos homens a conscientização e incentivar a prevenção do câncer de próstata.

Participaram desta primeira rodada de palestras colaboradores da loja Potiguar do bairro Cohafuma. Até o final do mês, as palestras serão realizadas nas lojas dos bairros Cohama, Centro, Forquilha e também no Centro de Distribuição – CD, em São Luís - MA.

A palestra foi realizada pela enfermeira especialista Roseana Costa Cunha, do Hospital Aldenora Bello – Fundação Antônio Dino. Entre os assuntos abordados estão às explicações sobre o que é câncer, o que é a próstata, quais são os principais sinais e sintomas do câncer de próstata, fatores de riscos, os dados estatísticos e as formas de tratamento.

Na palestra também foi falado sobre o câncer de pênis, que conforme dados do Ministério da Saúde, o Maranhão é o estado que possui o maior número de casos de câncer de pênis do país.  E este tipo de doença tem como principal método de prevenção à higiene.

A rodada de palestras para a área da saúde faz parte das iniciativas que a Potiguar realiza para promover a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, levando informações úteis e de benefício tanto para o colaborador como seus familiares.   

Saiba Mais

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

 

Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

*Com informações de www.novembroazul.com.br

 

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não