Novidades

Qual a diferença entre marceneiro e carpinteiro?

16/03/18

Tanto o marceneiro quanto o carpinteiro trabalham com madeira. No entanto, apesar desta similaridade, existem diferenças que destacam um profissional do outro. Veja abaixo um pouco de cada profissional e o que distingue cada um em sua profissão.

A MARCENARIA

O marceneiro trabalha exclusivamente na fabricação, conservação, reparação de móveis, além de outros objetos de decoração à base de madeira. Por isso, podemos dizer que o trabalho do marceneiro é mais artesanal e delicado se comparado a carpintaria.

O marceneiro, para o desenvolvimento de seu trabalho, utiliza técnicas exclusivas e ainda conta com matéria-prima nobre e de boa qualidade, pois os móveis e enfeites devem ser feitos com madeiras de boa qualidade.

Vale lembrar que a marcenaria se derivou da carpintaria, adequando algumas técnicas para melhor tratamento e desenvolvimento de seus produtos. O marceneiro, durante muito tempo, foi considerado um artesão de móveis, no entanto, com os avanços da tecnologia, seu trabalho foi reduzido devido a indústria moveleira que utiliza máquinas em suas fábricas.

A CARPINTARIA

Já a carpintaria costuma trabalhar, essencialmente, com madeira maciça e em seu estado natural, muito comum na construção civil e naval. Os carpinteiros, além de necessitarem de conhecimentos geométricos e precisão técnica, ainda precisam ter conhecimento dos diferentes tipos de material e técnicas a serem utilizadas naquele tipo de madeira. Essa é uma das principais diferenças entre marceneiros e carpinteiros.

A carpintaria é uma das profissões mais antigas da humanidade e abrange uma série de trabalhos, tais como: escadas, portas, soalhos, telhados e até obras de menor dimensão, mais comum na construção naval.

Agora que conhecem um pouco mais a respeito da diferença desses dois profissionais essenciais, você poderá contratar o profissional correto para o desenvolvimento de seu trabalho. Vale ressaltar que o sucesso de um empreendimento não depende apenas da mão de obra correta, mas também de matéria-prima de qualidade.

(Fonte: Blog Zemad)

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não